Apresentação
O Movimento Cívico Independente Figueira Mais foi constituído em 2001.
Depois de um período de menor actividade, um grupo de fundadores entendeu que o movimento tem potencial para intervir activamente na vida comunitária, trazendo temas essenciais para a discussão pública.
Queremos valorizar a cidadania, incentivando cada um a reflectir sobre o estado do país e da região, com especial ênfase na forma como são hoje usados os recursos, como funciona a máquina do Estado, nos seus diferentes níveis e como são tomadas as decisões que afectam as nossas vidas.
Entendemos que há todo o interesse em separar águas e clarificar as questões que interessam à comunidade, bem como o papel que tem sido desempenhado pelos diversos protagonistas, sejam eles uma parte do problema ou parte da solução.
O país é todos os dias espoliado de avultados recursos financeiros, tão necessários ao desenvolvimento, mas que são desviados para acções de promoção pessoal e de mera propaganda política. E, enquanto isso, o mérito é relegado para uma posição subalternizada na sociedade.
Há que defender o conhecimento e a competência no exercício de funções públicas.
Definimos alguns objectivos integradores da nossa acção:
• Mudar a forma como se faz política e como é subalternizado o papel dos cidadãos. Estes devem ser chamados a participar activamente na resolução dos seus problemas.
• Exigir qualidade e regras claras nos serviços públicos, avaliando o desempenho de organismos e, também, dos quadros políticos que os integram.
• Lutar empenhadamente para que a Assembleia da República aprove uma nova lei de direitos e regalias da classe política, acabando de vez com a discriminação injusta e aviltante em relação aos restantes trabalhadores.
• Valorizar os recursos e o património, com especial ênfase na protecção do meio ambiente e na preservação do património histórico e edificado.
• Denunciar situações de excepção, de incumprimento da lei e de prejuízo para os cidadãos e das organizações que os representam.
• Divulgar e contribuir para o prestígio de pessoas e entidades com provas dadas na defesa e promoção dos bens colectivos.
• Propor e defender alternativas a decisões ou actos lesivos da comunidade, em especial ao nível da gestão autárquica, consubstanciadas no conhecimento adquirido, em estudos ou projectos, ou ainda no princípio da precaução.
Entretanto, estamos a preparar uma página (www.figueiramais.net) que esperamos ter em breve à disposição de todos.
<< Home